01 de Abril de 2025.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Política Terça-feira, 18 de Março de 2025, 16:04 - A | A

Terça-feira, 18 de Março de 2025, 16h:04 - A | A

Bastidores políticos

Segundo Interlocutores, Eduardo Bolsanaro busca aliança nos EUA para atacar STF

Também teriam pesado na decisão de deputado pedir licença do mandato e ficar nos EUA o medo de perder passaporte por decisão judicial

Redação/Fatos de Brasília

Pessoas ligadas ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) relataram à CNN que a decisão dele de se licenciar do cargo foi embasada na ideia de que combater o Supremo Tribunal Federal pode ser mais facil via trumpismo nos Estados Unidos do que via Congresso Nacional no Brasil.

Segundo a CNN,  nos Estados Unidos a aliança bolsonarismo x trumpismo já atua em três frentes de ataque contra o STF e o ministro Alexandre de Moraes: a lei Magnitsky, que pune violadores de direitos humanos; a “No Censors on our Shores Act”, que pune violadores de liberdade de expressão e aguarda aprovação no Congresso americano; e a Foreign Corrupt Practices Act (FCPA), focada em corrupção.

“Fora do Brasil eu tenho mais liberdade para falar. (O escritor) Olavo de Carvalho dizia que você não combate ditadura estando dentro dela”, disse Eduardo Bolsonaro hoje em uma live após o anúncio.

Além disso, o deputado relatou a aliados o receio de que tivesse o passaporte retido pela Justiça brasileira, o que inviabilizaria desenvolver mais de perto a estratégia de operar contra o STF nos Estados Unidos.

Eduardo Bolsonaro comentou sobre isso na live. Ao referir-se a Moraes, afirmou: “pode perfeitamente estar mandando mensagem nos bastidores para eu ficar confortável e retornar e aí o que eu vou fazer? E se ele resolver me prender como fez com (deputado) Daniel Silveira?”

Será que Eduardo Bolsonaro está com medo? Ou esta será mais uma estratégia bolsonarista fracassada?

Vamos aguardar os próximos capítulos dessa história  para descobrir.  (Com CNN Brasil)

Leia também - STJ decide que declarações de Bolsonaro sobre urnas eletrônicas não podem ser alvo de ação popular

 

Siga a página do Fatos de Brasília no Instagram e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do Fatos de Brasília no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

SEPS 713/913 Brasília / DF

|