01 de Abril de 2025.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Ministérios Domingo, 23 de Março de 2025, 12:58 - A | A

Domingo, 23 de Março de 2025, 12h:58 - A | A

CONSIGNADOS

Crédito do Trabalhador registra 29,3 milhões de simulações em dois dias

O Crédito do Trabalhador entrou em vigor na sexta (21)

Redação Fatos de Brasília

É grande ainda a procura dos trabalhadores pelo Crédito do Trabalhador no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS). Das 6h da manhã de sexta-feira (21) até as 18h deste sábado (22), foram registradas 29.301.348 simulações de empréstimo, com 2.962.330 propostas solicitadas e 6.683 contratos realizados. Os dados foram repassados hoje (22) pela Dataprev ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O volume de acesso à CTPS Digital está 12 vezes acima da média semanal, considerando os últimos três meses.

O ministro do MTE, Luiz Marinho, tem alertado os trabalhadores para que não tenham “pressa” em contratar o consignado, recomendando que aguardem 24 horas para que todas as instituições financeiras habilitadas enviem suas propostas, garantindo, assim, taxas de juros mais baixas. “O trabalhador precisa ter cautela e calma para analisar a melhor proposta”, argumenta Marinho. A prestação mensal do empréstimo não poderá ultrapassar 35% do salário do trabalhador.

O Crédito do Trabalhador entrou em vigor na sexta-feira (21), criado pela Medida Provisória nº 1.292, que libera o crédito consignado para 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada, incluindo os domésticos, rurais e empregados do MEI. A modalidade de crédito está disponível para todos os trabalhadores com carteira assinada exclusivamente na Carteira de Trabalho Digital. A partir de 25 de abril, todos os bancos poderão oferecer o crédito por meio de suas plataformas digitais.

Para acessar o crédito, o interessado deve entrar na aba Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho e autorizar o acesso a dados como nome, CPF, valor do salário e tempo de empresa, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A partir dessa autorização, o trabalhador recebe as ofertas em até 24 horas, analisa a melhor opção e realiza a contratação pelo canal da instituição financeira, que verificará a margem do salário disponível para consignação. Pela linha de crédito, o empregado pode usar até 10% do saldo no FGTS como garantia ou ainda 100% da multa rescisória em caso de demissão.

Caso desista do empréstimo, o trabalhador tem sete dias corridos — a contar do recebimento do crédito — para devolver o valor integral repassado pelas instituições financeiras. (Com MTE).

Siga a página do Fatos de Brasília no Instagram e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do Fatos de Brasília no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

SEPS 713/913 Brasília / DF

|