04 de Abril de 2025.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Fatos Quinta-feira, 03 de Abril de 2025, 20:29 - A | A

Quinta-feira, 03 de Abril de 2025, 20h:29 - A | A

Economia

Novas regras para o Pix são divulgadas pelo Banco Central

O BC informou novas funcionalidades do sistema, como o Pix Parcelado e o Pix em Garantia

Redação Fatos de Brasília / Com Metrópoles

O Banco Central (BC) divulgou, nesta quinta-feira (3/4), as novas funcionalidades do Pix, sistema de pagamentos contínuo e em tempo real, em vigor desde 2020. As mudanças foram adiantadas por Gabriel Galípolo, presidente do BC,  durante evento em comemoração aos 60 anos do banco.

Confira as novidades no Pix

Pix Parcelado - Segundo o BC, essa nova funcionalidade do Pix deverá estar disponível a partir de setembro deste ano. Por meio do Pix Parcelado, será possível que o usuário pagador parcele uma transação via Pix, enquanto o recebedor terá acesso a todo o valor instantaneamente. Em nota, a autoridade monetária explicou que a funcionalidade “tem potencial para estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, ao favorecer quem não tem acesso a esse tipo de operação”. O Pix Parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências.  

Pix em Garantia - O Pix em Garantia permitirá que o dinheiro a receber seja usado para garantir operações de crédito. Segundo o BC, o objetivo é baratear o crédito ofertado para as empresas, principalmente para aquelas cujo uso do Pix é mais relevante. Essa nova funcionalidade é destinada para estabelecimentos comerciais e empresas e ainda está em desenvolvimento. A previsão é que esta modalidade esteja disponível apenas em 2026, “por ser uma infraestrutura mais complexa”.

O BC destacou que não haverá mudanças na forma como as pessoas físicas utilizam o Pix e que pretende criar um canal para rastrear recursos desviados indevidamente. Será também implementado o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para ser usado apenas em caso de fraudes, golpes e crimes. Essa funcionalidade promete que o usuário poderá contestar transações Pix de forma simples e intuitiva por meio do aplicativo dos bancos, de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com o atendimento da instituição.   Os bancos devem disponibilizar a funcionalidade MED a partir de 1º de outubro, para ser usado para desacordos comerciais, casos envolvendo terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave). Com essa funcionalidade, o usuário é capaz de consultar o status e o andamento dos pedidos de devolução efetuados.  

Mudança nos comprovantes - Desde terça-feira (1/4), o comprovante de agendamento de um Pix deve conter o termo “Agendamento Pix” e um ícone do tipo calendar clock. Os comprovantes de pagamentos concluídos terão o ícone do tipo check. Essa é uma obrigação para todos os bancos. “Essa possibilidade foi implementada para combater o golpe do falso comprovante e facilitar para o recebedor a identificação de que uma transação foi, de fato, concluída”, afirmou o banco.  

Leia também - Lula anuncia antecipação do 13º salário de aposentados do INSS; veja datas

Siga a página do Fatos de Brasília no Instagram e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do Fatos de Brasília no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

SEPS 713/913 Brasília / DF

|