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Fatos Sexta-feira, 28 de Março de 2025, 16:22 - A | A

Sexta-feira, 28 de Março de 2025, 16h:22 - A | A

Previdência

Recebe benefício do INSS? Se não sacar o pagamento por meses seguidos, ele é suspenso

Caso créditos não sejam sacados em até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento, são devolvidos pelo banco

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aos segurados que fiquem atentos ao prazo para sacar os benefícios na rede bancária: se não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento, são devolvidos pelo banco ao INSS. A devolução após o prazo de 60 dias é uma medida de segurança que foi criada para evitar o pagamento indevido e tentativas de fraude, como, por exemplo, o saque do benefício de segurado já falecido. Pela norma, a instituição bancária devolve o valor ao INSS, que suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação. A devolução após o prazo de 60 dias é uma medida de segurança que foi criada para evitar o pagamento indevido e tentativas de fraudes.

E se esquecer?

Para regularizar a situação, o beneficiário deve solicitar o “pagamento de benefício não recebido” no Meu INSS (site ou aplicativo) ou pelo telefone 135. No Meu INSS, o usuário vai fazer o login, com seu CPF e senha. Daí basta procurar o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”. É possível também solicitar esse serviço pela Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. A ligação é gratuita para telefones fixos e celulares.

Cidadania e direito

Recentemente, o músico Hermeto Pascoal, de 88 anos, teve problemas com o recebimento de seu benefício em razão justamente do não saque do benefício no prazo. O artista ficou sem sacar seu pagamento desde 2021. Contudo, a situação foi prontamente resolvida e o crédito do benefício foi reativado. O músico diz que teve o benefício bloqueado inicialmente por "falta de prova de vida presencial exigida em Curitiba, cidade onde ele não mora há mais de 10 anos". A prova de vida é feita por cruzamento de dados desde 2023. Os segurados que preferirem fazer mesmo assim podem usar o aplicativo Meu INSS, Central 135, ou ir ao banco onde recebe pagamento. Não houve, por parte do INSS, bloqueio por falta de prova de vida. Em relação a não morar em Curitiba há 10 anos: é preciso fazer atualização cadastral inclusive no banco onde recebe pagamento e no INSS. O cadastro atualizado é a forma de a autarquia entrar em contato. (Com gov.br)

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