01 de Abril de 2025.

  • ico-capa-01-facebook.png
  • ico-capa-01-twitter.png
  • ico-capa-01-whatsapp.png

Câmara Federal Terça-feira, 25 de Março de 2025, 15:33 - A | A

Terça-feira, 25 de Março de 2025, 15h:33 - A | A

Câmara dos Deputados

“Bolsonaro vai para a cadeia”, afirma Zeca Dirceu

Deputado diz que não haverá anistia e que há provas suficientes para condenar o ex-presidente por tentativa de golpe de Estado

Rojane Marta/Fatos de Brasília

Durante discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (25.03), o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será condenado e preso pelos crimes investigados no inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento, iniciado hoje, pode tornar Bolsonaro e mais sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, entre outros crimes.

“Não vai haver anistia. Além de não haver, o dia de hoje comprova que vai haver julgamento, o devido processo legal”, declarou Zeca Dirceu. O parlamentar destacou que a denúncia não partiu de adversários políticos, mas do próprio procurador-geral da República, Paulo Gonet, o que, segundo ele, reforça a legitimidade e seriedade do processo.

Para o deputado, os atos de 8 de janeiro foram apenas uma parte de um plano maior. “Bolsonaro será condenado, preso, junto com todos os outros que, ao lado dele, não estavam apenas planejando um golpe ou articulando um plano para assassinar o Presidente Lula, o Vice-Presidente Alckmin e o Ministro Alexandre de Moraes, mas estavam executando ações”, afirmou.

Zeca Dirceu mencionou que há provas e testemunhos que comprovam o envolvimento de Bolsonaro e seus aliados em ações antes, durante e após o processo eleitoral. “Quem acompanhar o julgamento de hoje vai ver isso. Não há ali uma questão política, nenhum tipo de trama, de perseguição. Basta observar quem está fazendo a denúncia. Quando existe prova, o Judiciário não tem outra coisa a fazer: é obrigado a condenar”, reforçou.

Ele também criticou os pedidos de anistia feitos por apoiadores de Bolsonaro que foram condenados pelos atos antidemocráticos. “Os demais que estão condenados, e hoje pedem anistia, não foram condenados apenas por uma atitude isolada no dia 8 de janeiro; foram condenados porque estavam participando de um conjunto de atitudes que culminavam, sim, num golpe de Estado no nosso País”, declarou.

Encerrando sua fala, o deputado afirmou que espera que o STF conclua o julgamento com rapidez: “Que o Supremo Tribunal Federal faça o seu trabalho, conclua o quanto antes esse julgamento, que nós possamos comemorar a condenação de Bolsonaro.”

Siga a página do Fatos de Brasília no Instagram e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do Fatos de Brasília no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

SEPS 713/913 Brasília / DF

|